5 dicas para iniciar na musculação

12 Sep, 2019

A musculação divide opiniões: há quem ame e quem simplesmente não consegue nem ouvir falar. Fato é que esse é um dos exercícios físicos mais praticados pelos brasileiros - segundo levantamento do Ministério da Saúde feito em 2018, 17% da população é adepta da atividade. Por isso, separamos algumas dicas pra quem quer começar, mas não sabe exatamente como. Confira abaixo.

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Avaliação física

Antes de começar a “puxar o ferro”, agende uma avaliação física com profissional da saúde, seja em sua academia ou com seu médico. Através dela, será possível personalizar um treino que seja mais adequado às suas condições físicas e necessidades, como perder ou ganhar peso.

Comece devagar

É importante ter em mente que o corpo dos sonhos não virá do dia para noite. Será preciso dedicação e persistência, mas ambas com sabedoria. Comece pegando pouco peso e fazendo poucas repetições, para depois evoluir para um treino mais difícil.

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Alimentação

Muitos alunos que querem perder peso acabam por fazer atividades físicas sem a devida alimentação. Ao contrário do que se pensa, fazer musculação em jejum poderá levar a um quadro de hipoglicemia, além de ocasionar perda de massa magra, que é muito importante para a sustentação da estrutura corporal. Procure fazer uma refeição rica em proteínas 1 hora antes de se exercitar, para que os músculos permaneçam nutridos, e carboidratos, para te dar maior energia na hora de executar os movimentos. Cuidar da alimentação pós treino também é muito importante, pois é preciso repor proteínas que foram perdidas durante os exercícios.

Aquecimento

Negligenciado por muitos praticantes da musculação, o aquecimento antes de iniciar os exercícios é fundamental para evitar graves lesões. Não se iluda em achar que fazer alongamento antes dos exercícios é o ideal, quando é, na verdade, improdutivo. A sua caminhada de cinco minutos até chegar na academia não é também suficiente, por conta de ser um aquecimento de baixa intensidade. Para um aquecimento de qualidade, você deve estar suando e não pode ser tão forte (a ponto de comprometer o desempenho do seu treino) e nem fraco (como se você estivesse a passear no shopping).

Tenha sempre um tutor a seu lado

Para te ajudar em todas essas etapas e te dar aquele gás pra não desistir do treino nem nos dias mais difíceis, procure um personal trainer. Ele vai montar o seu treino, acompanhar e corrigir a execução dos movimentos e vai te ajudar a manter o foco nos seus objetivos. No aplicativo Shapp, temos vários mestres disponíveis nessa área. Baixe o app, cadastre-se e procure o professor mais próximo de você.

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Comentários

Amanda

27 Oct, 2019

Boa matéria! Exercícios físicos, quando bem praticados, alimentam não só o corpo, como também a mente e a alma.

Amanda

27 Oct, 2019

Boa matéria! Exercícios físicos, quando bem praticados, alimentam não só o corpo, como também a mente e a alma.


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